14/07/2008 15h32 - Atualizado em 30/06/2016 16h08

Adolescentes têm aula de visão de mercado e marketing em oficina de serigrafia

Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo (Iases), estão tendo aulas de visão de mercado e marketing na oficina de serigrafia.

Na programação das atividades da oficina, antes de iniciarem a produção, os meninos têm uma aula teórica sobre a introdução do curso e etapas da criação, e agora também aprendem a ter uma visão do mercado e trabalham o marketing para a criação de marcas e grifes para as peças que produzem.

A idéia de passar uma visão mercadológica para os socioeducandos é a de que eles não aprendam só uma profissão, mas sim que possam adquirir conteúdo educacional e profissional para poderem atuar no ramo quando deixarem a unidade.

No mercado de trabalho, os jovens poderão atuar como autônomos ou prestar serviços de criação para empresas do ramo de confecções ou publicidade.

Um dos grupos que está participando da oficina criou recentemente a marca ‘Nagoma’. Os adolescentes disseram que escolheram esse o nome para a ‘grife’, pois ‘Nagoma’ é uma gíria muito utilizada por eles que quer dizer: ‘está na mão’, ‘está vindo na mão’ ou ‘está na cola’. Já adolescentes de outra turma, criaram a marca Marola, inspirada em estilo surfwear.

Além de pensar no nome da marca, os adolescentes ainda criaram um desenho personalizado para utilizá-la nas camisetas e bermudas. Há ainda adolescentes que, além de ilustrações e desenhos, escolhem letras de músicas ou então escrevem seus próprios textos para estampar as peças.

Só após a fase de introdução, teoria e criação, que os alunos passam para o processo de produção de peças que é feito no laboratório, com a utilização de produtos químicos, produção de molduras para revelação do desenho e impressão.

Durante a oficina, os socioeducandos desenvolvem ainda conteúdos de outras atividades escolares, como química, física, matemática, português, história e literatura.

A oficina faz tanto sucesso entre os meninos que alguns chegam a levar as próprias blusas e camisas para salas de aula para estilizarem com as novas marcas criadas por eles.

Informações à Imprensa:
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3233-5403 / 9932-7739
comunicacaoiases@yahoo.com.br
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard