30/06/2011 13h44 - Atualizado em 01/07/2016 10h03

Adolescentes recebem certificado de capacitação e demonstram aprendizado profissional

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), formandos dos cursos de elétrica predial, repositor de loja, ajudante de padeiro e confeiteiro, ajudante de cozinha e informática, receberam os certificados nesta quinta-feira (30) e demonstraram na prática, o aprendizado adquirido durante as aulas.

Na entrada do auditório do CSE, em Tucum, Cariacica, foi montado um painel com trabalhos de montagens de circuitos elétricos produzidos pelos adolescentes do curso de elétrica e também, os alunos dos cursos de ajudante de cozinha, padeiro e confeiteiro, serviram um lanche especial para os participantes e convidados, promovendo um momento de confraternização.

A solenidade de formatura dos 60 adolescentes do CSE contou com as presenças do diretor técnico do Iases, Roberto Antônio Beling Neto; do defensor público Leonardo Grobbério Pinheiro; do representante da Polícia Militar, tenente coronel Lamaison; do superintendente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), Fábio Bento; de representantes das empresas parceiras como a Apha Consultoria; Ilha Digital; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); além dos professores, oficineiros, equipes técnicas e familiares dos adolescentes.

O diretor técnico do Iases, Roberto Beling, parabenizou os adolescentes pela conquista e destacou a importância das parcerias na realização dos cursos e para a inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho. “O trabalho em parceria auxilia na escolha de qual curso vai ser trabalhado com os adolescentes dentro das Unidades, pois elas têm a visão estratégica de mercado e dessa forma conseguimos capacitar os adolescentes para em um ramo que atenda a necessidade do mercado de trabalho atual. Parabenizo a todos os profissionais e adolescentes envolvidos neste trabalho”, disse o diretor.



Para o defensor público do Espírito Santo, Leonardo Grobbério Pinheiro, a conquista dos adolescentes é fruto de um trabalho planejado e organizado de toda a comunidade socioeducativa com foco nos adolescentes em conflito com a lei. “É com satisfação que visito pela primeira vez esta unidade e vejo os resultados do trabalho de toda a equipe de profissionais que atua neste espaço”, disse.

Já o tenente coronel Lamaison parabenizou os adolescentes pela conquista e deixou uma mensagem de cidadania. “Este momento ressalta a importância do recomeço e das oportunidades que aqui estão sendo dadas a vocês", disse.

O diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização social que atua no CSE através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases, destacou que as parcerias com o Estado e com os empresários têm fortalecido todo o processo de trabalho. “O trabalho que estamos realizando aqui é referência para todo o País e as parcerias têm fortalecido muito a política de atendimento socioeducativo”, disse.

Ao final da cerimônia, os adolescentes prepararam homenagens, e presentearam os professores com um porta-lápis confeccionado por eles durante as aulas de artesanato.

Atualmente, já estão em andamento na Unidade novos cursos profissionalizantes de ajudante de cozinha, padaria, informática e bombeiro hidráulico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Grativol Rodrigues
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard