06/11/2008 08h47 - Atualizado em 30/06/2016 16h12

Adolescentes na Unip fazem arte com materiais recicláveis

Qualquer tipo de material reciclável vira arte nas mãos dos adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Desta vez eles estão utilizando tampas de isopor das marmitex de comida.

Os adolescentes até já inventaram um nome diferente e criativo para a atividade: ‘Arte na tex’. As tampas das marmitex estão sendo usadas como tela de pinturas, para desenhos e ainda como molduras para escrever letras de músicas e poesias.

A atividade está sendo desenvolvida no projeto Saúde e Meio Ambiente, que envolve as disciplinas de Artes, Português e Ciências. O resultado do trabalho está exposto pelos corredores do Espaço Pedagógico da Unip.

As professoras de Ciência, Gelsa dos Santos Rosário e Zulmira Tavares, explicaram que o tema principal abordado em sala de aula foi a reciclagem. Nas aulas teóricas elas trabalharam questões ligadas ao meio ambiente, produção e excesso de lixo, saúde e profissionalização. E para tornar o aprendizado ainda mais interessante, elas utilizaram recursos como exibição de vídeos e fotos.

“Trabalhamos com as tampas das ‘tex’ para explicar que o isopor e as garrafas PET levam até 100 anos para se degradar no meio ambiente, por isto é tão importante a questão da reciclagem do lixo”, disse Gelsa.

Durante os debates em sala de aula também foi tratada a questão da profissionalização ligada ao trabalho de reciclagem. “Alguns dos meninos disseram que já guardaram latinhas de refrigerante e depois venderam para reciclar e conseguir dinheiro para o lazer”, afirmou Zulmira.
Outras atividades escolares e pedagógicas surpreendentes já foram realizadas pelos meninos, utilizando materiais recicláveis. Eles confeccionaram uma enorme maquete com pedaços de papelão e isopor que tratava sobre a educação no trânsito. Também já criaram réplicas de instrumentos, como a harpa com fios de nylon e madeira e um pandeiro com garrafas PET, durante uma atividade sobre a cultura e o folclore, e um enorme painel de uma “Árvore dos Sentimentos” com folhas de jornal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403/ 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard