14/10/2008 09h41 - Atualizado em 30/06/2016 16h11

Adolescentes montam galeria de arte no Espaço Educativo da Unis

A arte está em todos os lugares na Unidade de Atendimento Sócio-Educativo (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Os adolescentes estão esbanjando talento nas aulas de arte e transformaram uma das salas do Espaço Educativo da Unidade em uma verdadeira galeria.

Em uma parede da sala de artes estão expostas diversas telas feitas pelos artistas da Unis. Em outra parede, a pintura está exposta de uma forma moderna: a parede se transformou em um grande painel feito com a técnica de grafite.

A cada aula os adolescentes da Unis soltam a criatividade, mostram seus talentos e inovam com a pintura e as mensagens que transmitem através da arte. São pintadas paisagens, objetos, flores, caricaturas e personalidades que encantam os olhos.

Um dos quadros expostos na galeria é o de um adolescente que pintou o rosto de Jesus em várias dimensões. Talentoso, o jovem artista levou uma hora para finalizar a pintura, seu primeiro trabalho realizado na oficina.

Para ele Jesus está em todos os lugares, por isso quis tratar várias simbologias em seu desenho. “Uma delas mostra Jesus entre as grades, mas mesmo assim Ele está espalhando o seu brilho e espantando os maus espíritos ao seu redor”, diz o jovem, que também desenhou uma coroa, e nos detalhes dela mostrou outro Cristo crucificado.

A mensagem e a riqueza de detalhes que o adolescente transmite na pintura encantam os professores e visitantes, segundo a subgerente pedagógica do Iases, Marta Borini Freire. “É através da arte que eles se comunicam com o mundo exterior e transmitem mensagens de carinho, amor, esperanças e futuro”, disse.

Um exemplo disso é uma outra tela feita por um outro jovem talento: uma linda casa com um jardim, que segundo ele revela a saudade que sente de sua casa no interior.

Os adolescentes têm muita criatividade e os trabalhos não param por aí. Eles também estão fazendo arte e desenhos em panos e retalhos doados pelos professores.

Por se tratar de um pano macio, um dos meninos teve a idéia de fazer um travesseiro. Ele pintou várias flores que para ele são símbolos de paz e harmonia.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
(27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard