O segundo almoço comemorativo de encerramento do curso profissionalizante de auxiliar de cozinha, realizado nesta quinta-feira (15), no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Tucum, Cariacica, foi marcado por muito requinte e um cardápio da culinária francesa.
Nesta quinta-feira (15), participaram do almoço especial, o representante da Polícia Militar, o tenente coronel Lamaison Luiz da Silveira; o diretor da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização que atua no Centro através de um contrato de gestão compartilhada com o Iases; e mais seis socioeducadores da Unidade, que participaram de um sorteio e ganharam a oportunidade de conhecer o talento dos futuros chefes de cozinha.
Os adolescentes serviram um cardápio diferenciado, composto por comidas típicas da culinária francesa e um toque brasileiro. Foi servido um lagarto assado ao molho madeira, arroz branco, uma salada tropical e farofa brasileira. Como sobremesa, os convidados saborearam um creme de chocolate.
Tanto a escolha do cardápio, quanto a preparação dos pratos, que ganharam decoração especial requintada, foi trabalho dos adolescentes que puderam colocar em prática o que aprenderam durante as aulas do curso, que foi realizado no CSE, com duração de 160 horas e foi ministrado por profissionais da Alpha Consultoria Alimentar.
De acordo com o profissional da Inclusão Social do CSE, Marcos Vinícius Silva, o requinte e o sabor dos pratos foram destaque do almoço. “Os socioeducandos surpreenderam a todos, compondo pratos bem elaborados e com elementos típicos da cozinha internacional”, disse.
Nesta sexta-feira (16), terceiro e ultimo dia de almoço especial, o cardápio será baseado na culinária capixaba. Os adolescentes vão servir uma moqueca de cação acompanhada com arroz branco, pirão e um mix de folhas. Como sobremesa, será servido mouse de maracujá.
A atividade diferenciada foi iniciada na quarta-feira (14), quando os adolescentes serviram frango empanado com gergelim, purê de mandioquinha e arroz com ervas finas. Como sobremesa, um pudim de laranja.
CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Ilhasses. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida