A noite dessa quarta-feira (25) foi marcada por muita integração, cultura e lazer para um grupo de socioeducandos e de servidores de quatro unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Eles participaram do projeto Quartas no Theatro Carlos Gomes e assistiram às apresentações das cantoras Denise Dalmachio e Dorkas Nunes.
Participaram 14 adolescentes, sendo cinco do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica; três da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede; três da Unidade Feminina de Internação (UFI), também em Cariacica-Sede e três da Unidade de Internação Metropolitana, localizada em Xuri, Vila Velha. Servidores das quatro Unidades também assistiram aos espetáculos musicais com apresentações de jazz, blues e samba.
De acordo com a gerência pedagógica do Iases, o principal objetivo dessa ação é garantir aos socioeducandos o direito de acesso a atividades culturais e à integração comunitária e social não só dos adolescentes, mas também dos servidores e socioeducadores.
“Esta atividade, em especial, promoveu a aproximação com a produção local e a valorização da diversidade da cultura do nosso Estado. A linguagem musical fala diretamente com a juventude e tem o poder de aguçar a sensibilidade e a criatividade dos jovens”, disse a pedagoga Maria Helizabeth Castro, que acompanhou a apresentação.
A participação dos adolescentes e servidores do Iases neste projeto foi viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). De acordo com o gerente pedagógico do Iases, Rudge Vigato da Silva, está garantida a participação de adolescentes e servidores em toda a programação do mês de maio.
Durante o projeto, os adolescentes e servidores do Iases vão ter a oportunidade de assistir a diversas apresentações e espetáculos que visam promover a valorização dos artistas e da diversidade da cultura capixaba. Os grupos contemplados para o projeto fazem parte do cadastramento de artistas profissionais do Estado. A ideia, segundo a Secult, é abrir espaço para a produção local, com objetivo principal de ampliar o mercado de trabalho e divulgar o artista capixaba.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739 - (27) 3636.5453
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br