25/10/2011 09h18 - Atualizado em 01/07/2016 10h17

Adolescentes e jovens do Iases conquistam primeiro emprego

A construção de um novo projeto de vida e a chance de realização de cursos profissionalizantes e capacitações oferecidas dentro das Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) têm oportunizado o ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho e a reinserção social e comunitária deles e de suas famílias.

Na Unidade de Internação Regional Norte do Iases, localizada em Linhares, por exemplo, que entrou em funcionamento no final do ano passado, cinco socioeducandos já conquistaram o primeiro emprego e atualmente, mesmo em cumprimento de medida socioeducativa, já estão empregados com carteira assinada nos ramos de auxiliar de cozinha e jardinagem. Os adolescentes trabalham dentro da Unidade, contratados pelas empresas responsáveis pela cozinha, limpeza e jardinagem do local.

Para conquistarem essas oportunidades, os socioeducandos se capacitaram em cursos profissionalizantes e capacitações oferecidas dentro da Unidade e assim, foram incluídos no programa de Inclusão Social. De acordo com a profissional de inclusão social, Sarah Johnson, estas ações visam promover o conhecimento profissional e a ambientação dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho.



“Os adolescentes estão sendo acompanhados pela equipe e pelas empresas que os contrataram e atuam de forma muito profissional e responsável. Essas conquistas são resultados das ações desenvolvidas na Unidade, que demonstram o investimento que é feito nestes programas e ainda o empenho e a responsabilidade dos adolescentes em construir um novo projeto de vida e uma colocação no mercado de trabalho”, disse o diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização que atua na Regional Norte por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.


Ação de Cidadania

Paralelamente às atividades de profissionalização, capacitação e inclusão, periodicamente são realizadas na Unidade ações de cidadania, para que os adolescentes e jovens possam obter ou regularizar a documentação necessária para o ingresso no mercado de trabalho.



Na última semana, vinte adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte, participaram de uma ação em que tiraram suas carteiras de trabalho. Os documentos foram emitidos em uma ação conjunta realizada dentro da Unidade, por meio das profissionais de Inclusão Social com o apoio de uma equipe do Ministério do Trabalho.

A ação teve como objetivo deixar a documentação dos socioeducandos em dia, para facilitar a inserção deles em capacitações profissionalizantes e também no mercado de trabalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard