Três adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica Sede, visitaram nesta semana o Clube de Xadrez, localizado em Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Estado. O local é mantido pela Prefeitura do município, órgão parceiro do sistema socioeducativo no desenvolvimento do Projeto Xadrez que Liberta.
De acordo com a equipe pedagógica da Unis, a ideia de realizar a visita ao Clube do Xadrez surgiu após a realização do 1º Torneio de Xadrez do Iases, ocorrido no mês de janeiro. Os três socioeducandos contemplados com a visita foram os vencedores do torneio. Socioeducadores e oficineiros do Iases, que desenvolvem o projeto Xadrez que Liberta nas Unidades do Iases, também acompanharam a atividade.
Durante a visita, os adolescentes e socioeducadores do Iases tiveram a oportunidade de conhecer o Clube de Xadrez, que além de ser um local de prática do esporte, funciona ainda como um centro de inclusão social e digital. Os jovens atletas do Iases também puderam “disputar” partidas de xadrez com os professores do projeto.
Projeto Xadrez que Liberta
O Projeto Xadrez que Liberta foi iniciado e é desenvolvido nas unidades prisionais pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e, atualmente, também contempla as unidades socioeducativas do Iases.
As oficinas de xadrez realizadas na Unis e também nas Unidades de Internação Provisórias I e II (Unip I e II), localizadas em Cariacica Sede, foram iniciadas no ano passado e têm o objetivo de trabalhar o esporte como ferramenta pedagógica, visando estimular as habilidades cognitivas, a concentração e a ressocialização dos adolescentes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br