29/04/2016 11h17 - Atualizado em 05/07/2016 15h11

Adolescentes do Iases tiram título de eleitor

Com o objetivo de facilitar o acesso e oportunizar o exercício da cidadania a adolescentes acautelados pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), neste mês de abril, agentes socioeducativos e uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE) estão passando pelas unidades de internação do Estado para que os adolescentes que ainda não tenham o título de eleitor façam o documento para votar nas próximas eleições.

As primeiras unidades a serem contempladas com a ação foram a Unidade de Internação Sul (Unis Sul) e Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), ambas localizadas em Cachoeiro de Itapemirim.

“Em dois dias, realizamos 63 atendimentos com os adolescentes acautelados nas unidades do sul. Contamos com a participação de quatro agentes socioeducativos neste projeto e terminamos o segundo dia com a sensação de dever cumprido, dando a oportunidade a estes meninos de exercerem um ato importante de cidadania”, comemora o gerente da Unip Sul, Silvio Resende de Barros.
Entre os adolescentes, a sensação era a de pertencimento à sociedade, como define M.A.J.S., de 17 anos: “Votar é ter a oportunidade de tentar mudar nosso País e as nossas histórias. Estamos muito satisfeitos com essa possibilidade”, conclui.

Durante os dias 18 e 19, a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada em Xuri, Vila Velha, também recebeu o projeto. No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, a ação aconteceu nos dias 20 e 21.
Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), os títulos foram tirados na última sexta-feira e nesta segunda-feira, dias 22 e 25. Nos dois últimos dias, 26 e 27, foi a vez dos internos da Unidade de Internação Provisória I (Unip I).

Na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), a ação acontece entre esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, e, desde a última segunda-feira, dia 25, a Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e a Unidade de internação Norte (Unis Norte), localizadas em Linhares, estão com a equipe do TRE, que ficará no local até esta sexta-feira, dia 29.
Depois de concluído o trabalho em todas as unidades, haverá uma atividade pedagógica com os socioeducandos em relação aos direitos políticos do Brasil. Um dos objetivos é fomentar a conscientização do voto do eleitor.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27)3636.5484
imprensa@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard