07/10/2011 14h43 - Atualizado em 01/07/2016 10h17

Adolescentes do Iases são preparados para o mercado de trabalho

Jovens do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, acabam de se formar em cursos profissionalizantes.

Ao todo, 50 adolescentes participaram da cerimônia de formatura, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (07), onde receberam os certificados. Na ocasião estiveram reunidos os familiares dos formandos, a equipe socioeducativa da unidade, autoridades e convidados.

O evento celebrou a conclusão de cinco cursos: Ajudante de Padeiro e Confeiteiro, ministrado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães); Cozinheiro Básico I, ministrado pela Alpha Consultoria; cursos de Pintor e Instalação Hidráulica, ambos feitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e o curso de Informática/Digitação, ministrado pela empresa Ilha Digital. Os adolescentes tiveram aulas durante três meses, sendo a carga horária de cada curso de 160 horas.

A mesa do evento foi composta pelo gerente do CSE, Rodrigo Trindade; pelo diretor intereducativo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Ricardo Rocha; e por representantes e professores dos parceiros que ministraram os cursos profissionalizantes, o professor Edney Araújo e o representante Luiz Eduardo Siqueira, da Ilha digital; a professora Sirlene Ferreira Silva, da Alpha Consultoria Alimentar; o superintendente do Sindipães, Fábio Bento; e o representante daAssociação da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Aipães), Carlos Concha. A entrega do certificado foi organizada pelo diretor da Acadis, Gerardo Mondragón.



Na oportunidade, o gerente do CSE destacou a importância do empenho dos adolescentes para o bom aproveitamento dos cursos. “O aprendizado é muito importante, mas o grande diferencial é o empenho e o talento de vocês. Aproveitem ao máximo essa profissionalização”, incentivou Rodrigo.

Na mesma linha, o diretor intereducativo da Acadis, Ricardo Rocha, agradeceu aos parceiros e aos adolescentes pela dedicação e o compromisso. “Nós damos o primeiro passo, que é oferecer a qualificação, mas quem faz a diferença são os socioeducandos. Por isso, o sucesso não depende somente dos parceiros, do Iases e da Acadis, mas de todo o empenho dos alunos”, afirmou.

Alunos que foram destaque nos cursos tiveram a oportunidade de agradecer aos professores e contar a experiência para outros socioeducandos. A cerimônia de formatura foi finalizada com um vídeo sobre os cursos profissionalizantes que mostrou os melhores momentos das turmas.

O Centro

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do ES.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br

Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard