Cinquenta e quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Tucum, Cariacica, vão receber certificados de cinco cursos profissionalizantes nesta quinta-feira (11). Os cursos foram realizados para incentivar a formação dos jovens e oportunizar a inserção no mercado de trabalho.
A formatura vai celebrar a conclusão de cinco cursos: Ajudante de Padeiro e Confeiteiro, ministrado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães); Cozinheiro Básico I, ministrado pela Alpha Consultoria; cursos de Pintor, feito em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e os cursos de Elétrica Predial e Jardinagem.
Os adolescentes tiveram aulas durante três meses, sendo a carga horária de cada curso de 160 horas. A cerimônia de formatura vai reunir, além dos formandos, os familiares, a equipe socioeducativa da unidade, autoridades e convidados.
O Centro
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do ES.
O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal