Quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, participaram do III Festival de Xadrez Na Rede Estadual. O evento foi realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizado em Vitória.
A participação na competição foi o resultado de um trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática na Unidade. No CSE, os socioeducandos participam do projeto "Xadrez na Sala de Aula", que tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, a integração e a visão estrategista.
Para participar no III Festival de Xadrez, os socioeducandos foram acompanhados pela pedagoga Sheila Caria, e pelo professor de Matemática, Isaac Monteiro da Silva. Os adolescentes competiram na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e conquistaram a quarta e décima colocação.
De acordo com Isaac, a atividade não focada na competição, mas no reforço da determinação, bem como o estímulo ao raciocínio lógico. “Tivemos um resultado muito positivo porque os alunos se envolveram bastante no processo. A vitória não está nas medalhas, mas na superação e determinação dos alunos em vencer barreiras”, afirmou. Segundo a pedagoga, o xadrez é um esporte que faz sucesso entre os adolescentes e traz diversos benefícios como o desenvolvimento do raciocínio lógico e de uma visão estrategista.
O III Festival de Xadrez faz parte dos Jogos Na Rede, evento organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O objetivo da ação é envolver os alunos da rede pública de ensino por meio do esporte. São mais de dois meses voltados para torneios esportivos de várias modalidades além do xadrez, como vôlei, futebol, atletismo, handebol e basquetebol.
CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal