30/09/2011 10h14 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Adolescentes do Iases participam de Conferência Municipal da Juventude

Adolescentes do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) estão tendo a oportunidade de pensar políticas públicas para a juventude. Esse espaço faz parte da 2ª Conferência Municipal da Juventude de Cariacica, realizado nesta sexta-feira (30), no auditório do Centro de Atendimento Sócio-Educativo (CSE), em Tucum, Cariacica.

O evento, que tem como tema “Jovens em conflito com a lei”, é uma fase preparatória para a etapa estadual da Conferência Nacional de Juventude.Esta está sendo promovida pelo Iases e conta com o apoio da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atua no atendimento socioeducativo através de gestão compartilhada com o Instituto

A abertura, às 8 horas, contou com a presença da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, do coordenador da Fundação da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), Luis Inácio Rocha, do gerente de Juventude de Cariacica, André Lopes, do coordenador Estadual das Conferências de Juventude, Anderson Falcão, e do diretor da Acadis, Gerardo Mondragón.



Para o evento, os adolescentes do CSE elegeram um representante para compor a mesa e falar na abertura da Conferência. Além jovens da unidade, autoridades, servidores e convidados também participam do evento. Adolescentes da Unidade Feminina de Internação, localizada em Cariacica-Sede, também foram convidadas.

Silvana Gallina abriu o evento falando sobre o desafio de trabalhar com a juventude e a importância de ouvir os adolescentes. “Esse é um espaço privilegiado, no qual vocês têm voz. Aproveitem para pensar políticas públicas para vocês e para as próximas gerações”, disse.

Segundo Anderson Falcão, o formato da Conferência é pioneiro no País. “Esse é um encontro que tem importância nacional. O trabalho precisa ser em torno do seguinte questionamento: como criar canais para todos os jovens brasileiros? Para essa resposta, precisamos de vocês”, disse aos adolescentes presentes.

Após a abertura oficial do evento, Luis Inácio Rocha, da Fejunes, falou sobre os “Desafios para a consolidação dos direitos da juventude” e apresentou um documentário sobre o tema.



Além de palestras, a conferência também inclui trabalhos temáticos. Os adolescentes poderão propor projetos de políticas públicas que serão levados às autoridades.

Nesta etapa livre também serão selecionados quatro representantes para participar da etapa estadual da Conferência Nacional de Juventude, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em Aracruz. O tema da Conferência Nacional é “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil”.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol/Gabriela Zorzal
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard