22/06/2012 13h02 - Atualizado em 01/07/2016 10h59

Adolescentes do Iases ministram palestra em escola em Colatina

Socioeducandos da Unidade de Internação Regional Norte, do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, ministraram uma palestra para alunos da Escola Estadual Conde de Linhares, em Colatina. O tema abordado foi “Resignificando o Valor da Vida”, destacando assuntos ligados à juventude e a violência, e a história de vida deles com o envolvimento em atos infracionais.

Durante a apresentação, realizada nessa quinta-feira (21), os adolescentes abordaram os problemas enfrentados por eles e pelas famílias, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor após o cumprimento da medida socioeducativa, transmitindo lições e conscientizando os estudantes quanto ao não envolvimento com ações negativas.

Segundo a gerente socioeducativa da Unidade, Roberta dos Reis Domingos, a atividade faz parte do Programa “Projeto de Vida”, que tem como objetivo trabalhar atividades estratégicas de socioeducação, pedagógicas e terapêuticas, objetivando a construção de um novo projeto de vida para o adolescente, favorecendo a inserção familiar, social, escolar e de trabalho ao adolescente.

“Os socioeducandos palestrantes foram selecionados para essa palestra com base nos avanços e nos exemplos que vêm construindo durante o cumprimento da medida socioeducativa, pautados na disciplina comportamental, dedicação, participação nas atividades internas, dentre outros fatores que demonstram o crescimento e a mudança individual, que e beneficia assim todo o grupo”, disse Roberta.

Unidades Regionais Norte

A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard