Socioeducandos da Unidade de Internação Regional Norte, do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, ministraram uma palestra para alunos da Escola Estadual Conde de Linhares, em Colatina. O tema abordado foi “Resignificando o Valor da Vida”, destacando assuntos ligados à juventude e a violência, e a história de vida deles com o envolvimento em atos infracionais.
Durante a apresentação, realizada nessa quinta-feira (21), os adolescentes abordaram os problemas enfrentados por eles e pelas famílias, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor após o cumprimento da medida socioeducativa, transmitindo lições e conscientizando os estudantes quanto ao não envolvimento com ações negativas.
Segundo a gerente socioeducativa da Unidade, Roberta dos Reis Domingos, a atividade faz parte do Programa “Projeto de Vida”, que tem como objetivo trabalhar atividades estratégicas de socioeducação, pedagógicas e terapêuticas, objetivando a construção de um novo projeto de vida para o adolescente, favorecendo a inserção familiar, social, escolar e de trabalho ao adolescente.
“Os socioeducandos palestrantes foram selecionados para essa palestra com base nos avanços e nos exemplos que vêm construindo durante o cumprimento da medida socioeducativa, pautados na disciplina comportamental, dedicação, participação nas atividades internas, dentre outros fatores que demonstram o crescimento e a mudança individual, que e beneficia assim todo o grupo”, disse Roberta.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo