O Projeto “Semeando Vidas” da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Linhares, foi iniciado nesta quarta-feira (30), com o plantio de árvores.
O projeto foi criado para oportunizar por meio do cultivo da terra, ações socioterapêuticas e de profissionalização que possibilitem reflexões sobre a importância do “cuidado” com a vida de cada adolescente e dos seus semelhantes.
A ação foi realizada pelos adolescentes, em parceria com os socioeducadores da Unidade, professores e educadores da Superintendência Regional de Educação de Linhares, que doaram as mudas de árvore.
O plantio teve como simbologia o “renascimento” para uma nova educação e resignificação de valores durante o processo socioeducativo de cada adolescente. Foram plantadas 19 árvores, correspondente ao número de meninos que estão na Unidade, que está sendo ocupada de forma gradativa.
“Após plantarem as árvores, os socioeducandos falaram sobre seus sentimentos e sobre o cuidado que cada um deve ter com o meio ambiente, com os outros e consigo mesmo. O plantio das árvores simbolizou o compromisso de cada um com o meio ambiente e o interesse pela educação”, disse o gerente da Unidade de Internação Regional Norte, Pablo Sant’ana Cardoso.
O Projeto Semeando Vidas está sendo coordenado pela assistente social do Iases, Andressa Silva, e tem o apoio da Secretaria de Agricultura de Linhares, por meio do engenheiro agrônomo Paulo de Novaes Lima, que está acompanhando todas as etapas do projeto e foi responsável pela preparação do terreno, e também com a parceria da Casa do Adubo de Linhares, que doou sementes e ferramentas de trabalho para a implantação de horta onde serão cultivadas hortaliças típicas da região.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br