As adolescentes da Unidade de Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciaram neste mês um projeto interdisciplinar de escolarização com o tema “Jovem Cidadão”, que trabalha atividades, debates e estudos com abordagens sobre o comportamento humano, direitos e deveres do cidadão.
O projeto está sendo desenvolvido de forma integrada pelos professores das disciplinas de Português, História, Matemática, Geografia, Ciências e Inglês. De acordo com a pedagoga da UFI, Josimara Mello, a ação tem como objetivo promover o estudo e o debate sobre várias vertentes do tema de forma dinâmica e interativa.
“As meninas estão aprendendo sobre cidadania, moral e a ética e poderão redescobrir conceitos e dicas sobre os deveres e direitos de cada um de nós na sociedade. Vamos trabalhar o significado da palavra cidadania, estudar a letra do Hino Nacional Brasileiro, aprender sobre a ética relacionada a conceitos sobre a importância de se pagar impostos e ter atenção ao exercer seus direitos de consumidor, além de debater temas atuais como as causas e consequências do bullying na adolescência e juventude”, disse a pedagoga.
Além dos estudos e debates em sala de aula, as adolescentes estão produzindo cartazes e trabalhos que estão sendo expostos nos ambientes comuns da Unidade como meio de informação para os funcionários, visitantes, adolescentes e seus familiares. A Oficina de Poema Visual, que mistura literatura e arte também está trabalhando o tema: “Jovem Cidadão”.
Informações à Imprensa:Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida