15/09/2011 13h03 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Adolescentes do Iases apresentam trabalhos sobre seus Projetos de Vida

Três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, apresentaram na manhã desta quinta-feira (15), trabalhos elaborados em forma de monografias acadêmicas sobre seus “Projetos de Vida”.

Os temas escolhidos para descrever a história dos socioeducandos abordaram: “Consequências que o crime trouxe para minha vida e de meus familiares através de minhas escolhas”; “Falta de atenção, agressões físicas e verbais: consequências na vida de um filho” e “Consequências das más influências”.

Os relatos foram apresentados a uma “banca” formada por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atuam na Unidade através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado. Na plateia também estavam familiares dos adolescentes e outros socioeducandos do CSE.

De acordo com a equipe de Inclusão Social do CSE, as apresentações desta quinta-feira (15), promoveram momentos de debate e muita reflexão. “Os representantes da banca interagiram constantemente com os adolescentes, desenvolvendo reflexões e iniciando debates sobre os temas propostos”, disse Marcos Vinicius Silva.

Os trabalhos foram produzidos em
formato de monografias acadêmicas, que contam as problemáticas da infância e da adolescência que os levaram ao ato infracional e onde traçam suas metas para o futuro, após o cumprimento da medida socioeducativa de internação.

A elaboração e apresentação de trabalhos em formato de monografias sobre os “Projetos de Vida” dos socioeducandos representa uma das etapas do programa de atendimento realizado no CSE, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo, oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
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Texto: Éricka Almeida
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