Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão aprendendo uma nova técnica de tingir tecidos na oficina de artesanato. Com uma lixa, giz e ferro de passar roupas, os jovens estão criando estampas criativas para camisetas.
O giz é utilizado para fazer os desenhos, que serão estampados no tecido, na lixa. Com o desenho feito, a estampa é aplicada na camisa por meio da alta temperatura do ferro de passar roupa. A técnica é uma espécie de decalque, muito utilizado nas artes gráficas e na serigrafia.
O trabalho é desenvolvido pela oficineira Liliane Amaro, que percebeu a técnica uma oportunidade de desenvolver a criatividade dos jovens. “Estamos trabalhando para estimular a imaginação dos meninos e ensinar uma técnica que desenvolve as habilidades manuais e pode ser utilizada como fonte de renda”, contou.
As camisetas produzidas farão parte de uma exposição, na próxima quinta-feira (2), que vai mostrar todos os trabalhos produzidos durante as férias dos adolescentes da escolarização. Além das camisetas, os socioeducandos participaram de oficinas de pintura em tela, ponto-cruz e aprenderam a produzir materiais de limpeza, como sabonetes, detergentes e cloro.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal