As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI) do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram nesta semana uma nova fase da oficina de artesanato com fuxico, na qual estão aprendendo a confeccionar buchas para banho.
O objeto de higiene está ganhando um formato especial, com toques femininos e delicados nas mãos das adolescentes, que escolheram tons bens coloridos e o formato de flores. Com o avançar das aulas e do aprendizado da técnica, as elas também vão produzir buchas em formatos de coração e animais.
A oficina está atendendo a 14 adolescentes que, em grupos de seis a sete alunas, terão aulas duas vezes na semana, pela manhã e à tarde, ministradas pela socioeducadora do Iases Magna Lúcia Lopes.
De acordo com Magna, a técnica utilizada para a confecção das buchas é simples. “As peças são feitas com tecidos atoalhados, barbante e linha de crochê. É uma técnica profissionalizante simples e rápida, que pode ser utilizada nas produções individuais das meninas e, futuramente, pode ser também uma opção de renda”, observou.
Para a subgerente pedagógica da UFI, Mirtes Basílio, as novidades oferecidas na oficina de artesanato estão promovendo cada vez mais o interesse das meninas pelo aprendizado do artesanato. “As adolescentes estão super empenhadas na produção dos acessórios para banho e chegam a produzir aproximadamente 12 peças por aula”, disse.
Informações à Imprensa:Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida