26/11/2009 17h36 - Atualizado em 30/06/2016 16h30

Adolescentes do CSE encerram semana da “Consciência Negra” com Feira Cultural

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), realizaram nesta quinta-feira (26), a I Feira Cultural Brasil África. O evento encerrou a semana de atividades relacionadas ao tema da Consciência Negra, que foi celebrado no último dia 20.

A Feira começou ás 9 horas, no auditório do CSE, que está localizado em Tucum, Cariacica. Os socioeducandos assistiram a uma palestra sobre a trajetória do negro no Brasil e a história do herói Zumbi dos Palmares, ministrada pela educadora popular e membro do grupo Kisile de consciência negra, Rosa Maria Miranda.

Depois da palestra, funcionários, socioeducandos e convidados puderam apreciar uma exposição de trabalhos artesanais, como quadros e pinturas em telhas, feitos pelos próprios adolescentes nas aulas de Artes. Os adolescentes também recitaram poesias afro-brasileiras.

Um grupo de samba, fruto das aulas de música, formado pelos socioeducandos, fez o encerramento da programação às 11h30, com uma apresentação que misturou ritmos de samba e congo.

Para a profissional da Inclusão Social, Flávia Costa, da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão do Centro por meio de um contrato firmado com o Iases, essa foi uma oportunidade dos adolescentes aprenderem mais sobre a história do Brasil.

“Eles puderam se interar mais do assunto e se mostraram bem receptivos ao conhecimento e ao aprendizado que tiveram nesta semana em que trabalhamos o tema da ‘Consciência Negra’”, disse Flávia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3323.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard