23/09/2009 14h35 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

Adolescentes do Centro Socioeducativo participam de atividades externas de estímulo ao lazer, esporte e cultura

Grupos de adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram de atividades externas de estímulo ao lazer, esporte e cultura nesta segunda (21), terça (22) e quarta-feira (23).

Participaram das atividades externas grupos de adolescentes que se encontram na fase mais avançada do programa de atendimento socioeducativo baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que realiza a gestão do CSE por meio de um contrato firmado com o Iases.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócio-terapeuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam a movimentação do socioeducando no processo socioeducativo e também em todo entorno social, para que assim possam construir projetos de vida e serem protagonistas de suas próprias histórias como cidadãos.

Atividades Externas

Nesta quarta-feira (23), um grupo formado por cinco adolescentes foi para a praia de Itaparica, em Vila Velha. Os adolescentes passaram a manhã voltada ao lazer e atividades esportivas como partidas de vôlei de praia, frescobol e futebol. O passeio ainda contou com a presença da mãe de um dos jovens.

Na segunda (21) e na terça-feira (22) o roteiro escolhido foi para estimular o lazer e a cultura. Grupos de sete adolescentes foram o cinema, em um shopping de Vila Velha, assistir ao filme brasileiro “Os Normais 2”. Depois da sessão, eles passearam no shopping.

Para um adolescente, a conquista da saída de estímulo significou liberdade e também responsabilidade. “Estou muito feliz por estar em um shopping ao lado dos meus colegas e de pessoas comuns. Nunca pensei que isso poderia acontecer e hoje percebo a responsabilidade que possuo”, disse o jovem.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard