19/08/2009 11h34 - Atualizado em 30/06/2016 16h26

Adolescentes do Centro Socioeducativo participam de ação social e tiram Carteira de Trabalho

A equipe de Inclusão Social do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Ministério do Trabalho, proporcionou uma ação social rumo à cidadania com os socioeducandos na segunda-feira (17). Os adolescentes que ainda não tinham as suas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) tiveram a oportunidade de confeccioná-las.

A ação social aconteceu na tarde de segunda-feira (17) no CSE, localizado no bairro Tucum, em Cariacica. O profissional do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), Márcio Silva, atendeu a 20 adolescentes.

Esta é a segunda vez que o CSE desenvolve ações sociais em parceria com Ministério do Trabalho e do Emprego, com apoio da chefe do Setor de Identificação e Registro Profissional (Seprof), Ana Cláudia Dacri Werz, para proporcionar os adolescentes um documento imprescindível para o crescimento profissional dos jovens e para o mercado de trabalho.

Segundo informações da equipe de Inclusão Social do CSE, fornada por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) - que realiza a gestão do Centro por intermédio de um contrato de gestão com o Iases – quase 100% dos adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa de internação no local já possuem toda a documentação necessária ao cidadão comum, como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além do Título de Eleitor e Certificado de Reservista, para os jovens com mais de 17 anos e meio completos.

Para a confecção de documentos como o de Identidade, o CSE fez parcerias com o Setor de Identificação da Polícia Civil em Cariacica; para oCPF, foi realizada ação conjunta com a Caixa Econômica Federal, agência da Glória, em Vila Velha, que, além de oferecer os números gerados no sistema, também encaminhou os cartões gratuitamente aos adolescentes.

Já os Certificados de Reservista, a chefe da Secretaria da Junta Militar de Cariacica, Nilma Ribeiro, informou que os adolescentes que já estão alistados no serviço militar irão participar do juramento à bandeira até o fim do mês de setembro. A cerimônia deve ser realizada no Centro Socioeducativo, com a presença de representantes do Exército.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard