Adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento a Adolescentes em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram na manhã desta segunda-feira (11) do Projeto ‘Drogas, Não!’, que realizou uma série de atividades de conscientização e prevenção às drogas.
Os adolescentes assistiram ao vídeo documentário ‘Drogas Ilícitas’, participaram de palestras e ainda montaram uma apresentação teatral que falava sobre o envolvimento de jovens no trafico de drogas.
O projeto foi desenvolvido pelo enfermeiro do CSE, Fábio Mattos, e coordenado pelas pedagogas Giseli Maestri e Sheila Caira. Durante as atividades os adolescentes receberam informações sobre os malefícios das drogas no organismo, bem como sobre os problemas decorrentes causados pelas das substâncias tóxicas alucinógenas presentes na maconha, na cocaína e no crack.
Na palestra ministrada pelo enfermeiro Fábio Mattos também foi abordado questões sobre as drogas sintéticas como o LSD (Ácido Licérgico) e sobre as drogas lícitas, como o álcool e o cigarro.
Já o teatro encenado pelos adolescentes tratou de questões relacionadas ao envolvimento de jovens no trafico de drogas. De acordo com a equipe de Inclusão Social do CSE, a peça foi encenada com muita veracidade e demonstrou a realidade do mundo do tráfico, as ‘guerras’ de rua e sofrimento das famílias e dos pais que têm filhos viciados e com dívidas de drogas.
A gestão do Centro é realizada pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) por intermédio de um contrato de gestão firmado com o Iases.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br