15/10/2009 06h30 - Atualizado em 30/06/2016 16h28

Adolescentes do Centro Socioeducativo homenageiam professores

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) prepararam poesias e surpresas em homenagem ao Dia dos Professores, comemorado nesta quinta-feira (15).

Devido ao recesso pelo Dia dos Professores, a homenagem foi antecipada e realizada nesta quarta-feira (14), no auditório do Centro, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.

Um adolescente criou uma poesia em nome de todos os outros socioeducandos, sobre o dia a dia de um professor. O texto falava de momentos de dificuldades e alegrias da profissão, que exige dedicação, atenção e carinho ao próximo. A poesia emocionou os professores, que ouviram atentos a mensagem.

Outro adolescente fez um agradecimento especial aos professores do CSE e disse que eles sempre estão disponíveis a ajudar os alunos e contribuíram para a mudança de pensamentos dos socioeducandos do local, que está por completar oito meses de funcionamento.

“Vocês quiseram nos ajudar sem preconceitos. Grande parte de nossa mudança está acontecendo graças a vocês”, disse o adolescente.

A equipe pedagógica da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão do CSE por meio de um contrato firmado com o Iases também, também preparou homenagens para os professores. Foi apresentado um vídeo com fotos dos professores e seus alunos, ao som da música “Ao mestre com carinho”, da cantora e apresentadora Eliana.

Os professores presentes se emocionaram e deram depoimentos de agradecimento pelas homenagens. O professor de Matemática, Isac Monteiro da Silva, relembrou a infância difícil e contou que os estudos fizeram a diferença em sua vida. Os adolescentes se sentiram motivados com o depoimento de vida.

“Eu morava no interior do Estado, em uma roça em que eu tinha que trabalhar para ajudar em casa. Para estudar, tinha que enfrentar uma longa estrada de barro e, muitas vezes, chegava à escola todo sujo, mas nunca desisti do meu sonho. Superei todas as dificuldades que existiam na minha vida e vocês também podem superar a de vocês”, disse o professor.

Outros professores, como o de História, Jair Silva, também deram depoimentos de superação. “Eu tive uma pessoa que apostou em mim, mas antes disso eu já acreditava na minha vitória. Vocês devem acreditar no potencial que possuem, pois vocês são capazes”, afirmou.

Além das homenagens, a equipe pedagógica também preparou uma surpresa para os professores: eles receberam uma caneca decorada pelos adolescentes na oficina de artesanato.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comuniacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard