28/06/2010 09h42 - Atualizado em 30/06/2016 16h50

Adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases apresentam monografias sobre o tema ‘Projeto de Vida’

Três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), apresentaram na manhã desta segunda-feira (28) trabalhos de monografia sobre seus ‘Projetos de Vida’, nos quais descreveram suas metas para o futuro após o cumprimento da medida socioeducativa de internação.

Nas apresentações, os adolescentes abordaram temas como: ‘O adolescente em conflito com a lei e a importância do acompanhamento da sua família no processo’; ‘O adolescente em conflito com a lei’; e ‘A falta dos pais na infância de um adolescente’. As monografias são um relato das problemáticas enfrentadas por eles e pela família, desde a infância; o envolvimento com a criminalidade; e o ato infracional.

As reflexões e debates sobre os trabalhos foram realizadas por uma banca de convidados formada pelo promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep) do Ministério Público Estadual, Cézar Ramaldes; pela professora Márcia Saraiva, que integra a Associação de Pais e o Conselho de Educação da Serra; por dois profissionais do CSE, especialistas em socioeducação; e o diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização que realiza a gestão do CSE, por meio de um contrato firmado com o Iases. As apresentações também contaram com a presença dos familiares dos adolescentes.

“Quero parabenizar aos adolescentes por estes trabalhos, pois vocês estão tendo a oportunidade de reconstrução e de olhar para as falhas. Este momento vai trazer mudanças de comportamento diante de nossas famílias, de nossa comunidade, de nossa socioedade. É uma etapa em que temos que pensar no processo de responsabilização como um todo, pois todos nós estamos nos preparando para viver em grupos seja na escola, na família, na igreja”, disse o promotor.

Modelo Pedagógico Contextualizado

O trabalho de apresentação de monografias com temas sobre ‘Projetos de vida’ representa uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Os trabalhos são elaborados em formato de uma monografia acadêmica, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT) utilizadas nas faculdades, para a obtenção do diploma.

Os adolescentes contam também com orientação de um socioeducador da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE, por meio de um contrato firmado com o Iases.

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