Quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), apresentaram trabalhos sobre seus ‘Projetos de Vida’ na manhã desta quinta-feira (30). Os adolescentes lembraram problemáticas de infância e adolescência que os levaram ao ato infracional, e traçaram metas para o futuro após o cumprimento da medida socioeducativa de internação.
Os adolescentes abordaram os seguintes assuntos: ‘Consequências de pensar que um caso sério é brincadeira’, ‘Qual o verdadeiro motivo que leva o adolescente a entrar na vida do crime’, ‘Consequências do crime na vida do adolescente’ e ‘Consequências da falta de limite na vida do adolescente’. As monografias são um relato das problemáticas enfrentadas por eles e pela família, desde a infância; o envolvimento com a criminalidade; e o ato infracional.
Os debates sobre os trabalhos foram realizados por uma ‘banca examinadora’ formada por convidados e por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que administra o Centro por meio de um contrato firmado com o Iases.
Monografias
A confecção e apresentações de trabalhos sobre ‘Projeto de vida’ dos socioeducandos, que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, representa uma das etapas do programa de atendimento realizado no local, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).
Os trabalhos são elaborados em formato de uma monografia acadêmica, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT) utilizadas nas faculdades, para a obtenção do diploma. Os adolescentes contam também com orientação de um socioeducador da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE.
O MPC é um programa de atendimento socioeducativo de autoria de Gerardo Mondragón, diretor executivo da Acadis, que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
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Texto: Éricka Almeida