30/04/2009 10h48 - Atualizado em 30/06/2016 16h19

Adolescentes das Unidades do Iases preparam homenagens para o Dia das Mães

Os socioeducandos do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram, nesta quarta-feira (29), atividades nas oficinas pedagógicas e profissionalizantes para comemorar o Dia das Mães. Os adolescentes vão estampar camisas com mensagens para suas mães e participar de uma atividade diferenciada na Padaria Escola, para produzir biscoitos em formato de coração e flores para presentear as mães.

A atividade na Oficina de Serigrafia, desenvolvida na Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Iases, começou nesta quarta-feira (29). Os adolescentes selecionaram ilustrações e mensagens para estampar camisas e vão poder presentear as mães, no dia 09 de maio, quando se comemora o Dia das Mães.

A pedagoga da Unip, Anna Cristina Vieira Omatti, explicou que a produção de estamparia de camisas também vai ser disponibilizada aos adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) e Unidade Feminina de Internação (UFI), para que todas as mães sejam presenteadas.

Já os adolescentes da Unis, começam na próxima segunda-feira (04) as atividades na Padaria Escola da Unidade. De acordo com a gerente da Unidade, Maria Cândida Gomes Bromatti, os meninos vão produzir biscoitos em vários formatos para presentear as mães. As meninas da UFI também participarão de aulas de confeitaria na Padaria Escola.

Os adolescentes da Unis e da UFI, também estão participando de uma Oficina de Artesanato de caixas de papel micro-ondulado, que vão ser utilizadas como embalagens para os biscoitos.

Além destas atividades, os adolescentes estão produzindo cartazes e cartões com mensagens, desenhos e colagens, nas aulas integradas de Português e Artes.

Confraternização

Na sexta-feira (07), a partir das 14 horas, as adolescentes da UFI participarão de uma confraternização com os professores e funcionários da unidade para comemorar o Dia das Mães, já que algumas meninas já são mães.

Para a confraternização, as meninas prepararam uma peça de teatro chamada “Brincar de boneca: ainda há tempo?”, que de acordo com a pedagoga da UFI, Penha Eliete Perini da Fonseca, fala sobre gravidez na adolescência.

“A peça fala sobre a história de uma família e uma menina adolescente que adorava sair pra balada e passear. A mãe sempre deu conselhos para ela aproveitar mais a infância e as brincadeiras, mas a menina não ouvia e acabou ficando grávida”, diz Penha.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard