06/10/2009 08h19 - Atualizado em 30/06/2016 16h28

Adolescentes da Unis preparam programas para a rádio instalada na Unidade

Os alunos da Oficina de Rádio da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão gravando músicas, entrevistas e mensagens remixadas a fim de montar programas para a rádio da Unidade, que entrou em funcionamento no início de setembro.

A primeira turma, formada por 16 adolescentes, já participou do primeiro módulo das aulas, no qual aprendeu conceitos e técnicas do radiojornalismo. Atualmente, os alunos estão desenvolvendo tarefas do segundo módulo, que compreende o manuseio dos equipamentos de gravação e edição para a produção de programas de rádio.

Alguns adolescentes, que também são alunos do Projeto de Música Cantando a Vida, aliaram o aprendizado das duas oficinas – Rádio e Música – e estão tocando, gravando e mixando músicas no estúdio da rádio.

O material está sendo gravado em CDs e será utilizado para montar programas que serão transmitidos no Espaço Educativo da Unidade, por meio da montagem de uma rádio poste, prevista para entrar em completo funcionamento até o final do ano.

Entrevistas

Os adolescentes também estão agendando entrevistas com professores e funcionários da Unidade que posteriormente, também serão utilizadas na montagem de programas de radiojornalismo.

Alguns adolescentes já estão utilizando os materiais gravados para produzir mensagens mixadas, com as quais presentearão sues familiares. Um dos alunos, por exemplo, gravou uma mensagem e deu a sua mãe como presente de aniversário, no dia de visita.

De acordo com a subgerente pedagógica da Unis, Jaqueline Wandekoken, o primeiro mês de aula foi muito positivo. “Os adolescentes estão muito interessados e aprenderam tudo muito rápido. Eles gostaram tanto das atividades que, quando acaba o horário das aulas, eles querem ficar mais tempo na rádio”, disse.

A oficina está sendo desenvolvida pelo Iases, em parceria com a organização social da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES). As aulas acontecem nas segundas, quintas, sextas-feiras e aos sábados. A duração do curso é de 140 horas. Ao final, os alunos receberão certificados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard