A Rede de atendimento socioeducativo do Estado está em debate no Seminário Te-Sendo a Rede, que acontece até as 19 horas desta sexta-feira (15) no Hotel Aruan, em Vitória. Além dos profissionais que trabalham neste meio, adolescentes em conflito com a lei que hoje se encontram nas Unidades administradas pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), também estão participando do encontro.
Na manhã desta quinta-feira (14), os adolescentes do Projeto Cantando a Vida da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) abriram o evento com uma apresentação de música. Durante o primeiro painel temático “Função Paterna, Arte e Subjetividade”, os adolescentes montaram um ateliê de pintura em cerâmica e mostraram que são verdadeiros artistas.
As pinturas realizadas durante o evento foram presenteadas à diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, ao diretor técnico Antônio Haddad Tápias, para a representante do Governo Federal, Lucia Elena Rodrigues, para a psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Vitória, Ruth Ferreira Bastos, e o mestre e professor da Faculdade de Direito de Vitória, Ricardo Goreti, que participaram da abertura do seminário na manhã desta quinta-feira (14).
Nesta sexta-feira (15), as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), participarão do Seminário com uma apresentação de teatro. Elas abrem o evento às 9 horas desta sexta-feira (15) no auditório do Hotel Aruan.
O seminário tem o objetivo de promover o diálogo entre os atores que compõem a rede socioeducativa, para assim constituir, efetivamente, uma rede que possa servir de sustentação e referência entre as várias e diferentes instituições envolvidas no atendimento socioeducativo no Estado, para que haja uma intervenção mais qualificada e com resultados efetivos.
A programação inclui apresentações de trabalhos de profissionais que lidaram direta ou indiretamente com os adolescentes em conflito com a lei, relacionados com subsídios teóricos e práticos provenientes do campo do Direito, da Psicanálise e da Sociologia.
Além de promover um espaço para o diálogo e discussões temáticas, o seminário também está sendo realizado como encerramento da Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Socioeducativo Estadual, por meio do Projeto ‘Te-Sendo a Rede’ desenvolvido de abril a dezembro de 2008.
O Seminário Te-Sendo a Rede está sendo promovido pelo Iases em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise e a FDV, por meio de convênio firmado entre o Iases e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SPDCA/SEDHPR).
O evento é aberto à participação de profissionais das áreas de educação, assistência social, psicologia, antropologia, direito, comunicação, estudantes e demais interessados no tema.
Programação
Seminário Te-Sendo a Rede
Data: 14 e 15 de maio de 2009
Local: Hotel Aruan.
Avenida Dante Michelini, Praia de Camburi, Mata da Praia, Vitória, ES.
Dia 15/05/2009 (sexta-feira)
9 horas: Abertura
9h10: Apresentação Cultural: Grupo de teatro da UFI
9h30: Painéis e Mesas temáticas
12h10: Almoço
13h30: Retomada dos painéis e mesas temáticas
18h30: Encerramento
Temas em debate nos painéis do dia 15:
- Função paterna no exercício profissional
- Presença da ‘Lei do Pai’ na autoridade policial
- ‘Marcados para morrer’: Estigmas e Ameaças de morte
- Internação: Responsabilização ou Punição?
- Família, Escola e Rede de Proteção
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br