Um novo projeto começou a ser desenvolvido com os adolescentes da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip) esta semana. Trata-se do Semear, implantado por iniciativa do agente socioeducativo Ronald Brum e do coordenador intereducativo Guilherme Souto. A proposta da atividade é capacitar um grupo de jovens com noções teóricas e práticas sobre a manutenção e cultivo de hortas.
Desenvolvido no período de férias escolares dos socioeducandos, o projeto garantirá que os participantes aprendam a preparar e cultivar a terra para ser semeada, bem como garantir que as colheitas sejam realizadas de forma adequada. No espaço, eles plantarão hortaliças, legumes e verduras - como alface, salsa, pimentão beterraba e cenoura.
A horta ficará ainda mais bonita com a implantação de jardinagem, que já está em processo de preparação. As primeiras mudas de flores serão doadas por parceiros de outros municípios, entre eles, floristas de Castelo e Vargem Alta.
Um dos autores do Semear, o coordenador Guilherme Souto, analisa o trabalho desenvolvido com os adolescentes. “Não deixa de ser um incentivo dentro da Proposta Pedagógica, pois eles passarão a manusear alguns tipos de ferramentas, e ficarão mais tempo fora do espaço de convivência. O comportamento vai ser o diferencial para participar do projeto”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: max.torezani@gmail.com