27/05/2009 13h13 - Atualizado em 30/06/2016 16h20

Adolescentes da Unip participam de jogo para aprender cálculo e raciocínio lógico nas aulas de Matemática

Para tornar o aprendizado mais interessante e aproximar os adolescentes de situações cotidianas, como fazer contas e ir ao banco, professores da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão realizando aulas diferenciadas com um jogo, no qual alunos aprendem a fazer cálculos e desenvolver o raciocínio lógico diante de situações cotidianas.

As professoras das séries iniciais, Lady Néia Gama Custódio e Edna da Silva Oliveira, levaram para dentro das salas de aula as técnicas do jogo “Banco Imobiliário” e observaram que além da Matemática, os adolescentes estão aprendendo a lidar com situações sentimentais e éticas em relação a como administrar dinheiro, analisar presos e realizar uma compra.

Outros debates temáticos que envolvem o interesse dos adolescentes também estão sendo trabalhados dentro de sala de aula de forma integrada com todos os professores das disciplinas que compõem as séries iniciais, como Matemática, Português, Ciências, Artes, História e Inglês.

“Em uma das aulas colocamos os bailes funk em debate para que os adolescentes pudessem se expressar e desenvolver uma opinião ou senso crítico em relação a esse tipo de festa. A idéia é desenvolver debates temáticos para que os adolescentes possam interagir com os conteúdos das disciplinas e com as opiniões do grupo”, disse a professora Lady.

Além dos debates temáticos, os adolescentes também vão produzir charges e desenhos em torno do tema ‘Sentimentos’, que serão expostos no Espaço Pedagógico da Unidade, em Cariacica, na primeira semana de junho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard