Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), montaram uma exposição de maquetes sobre a degradação do meio ambiente. Os trabalhos fazem parte das atividades do projeto de escolarização ‘Saúde e Meio Ambiente’, desenvolvido pelas professoras de Ciências, Carla Daniela Mendez Perez, e Geografia, Daniele de Paula Nunes Schirmer.
As maquetes estão expostas no Espaço Educativo da Unidade, em Cariacica Sede, e demonstram a diferença de uma paisagem natural e outra com interferências humanas, de poluição e de degradação do solo. Na confecção dos trabalhos foram usados materiais como isopor, papelão, massa corrida, tintas, cola quente, canudos plásticos e fitas adesivas.
Antes de produzirem as maquetes, os alunos tiveram aulas teóricas sobre o tema nas em atividades de Geografia e Ciências. De acordo com as professoras, o trabalho despertou nos adolescentes uma consciência ambiental, ensinando-os a diferença entre um espaço natural e um humanizado, de como se dá a formação das cidades de forma planejada e os malefícios de uma ocupação desordenada.
“É nosso objetivo torná-los seres humanos cada vez melhores e nós acreditamos que atividades de conscientização sobre o meio ambiente é parte do processo de cidadania”, disse Rosângela Souza, pedagoga da Unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br