Bilhetes coloridos, cheios de desejos, escritos pelos adolescentes e depois amarrados em um pé de jabuticabeira. Essa é uma das decorações de Natal produzidas pelos meninos da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).
O tradicional pinheiro, com lâmpadas para todos os lados e com o Papai Noel em seu trenó foi deixado para trás na Unip. Mas, os adolescentes não se esqueceram do maior significado do Natal: a esperança de mudança e, sobretudo, a realização dos sonhos.
‘Ganhar a liberdade’ e ‘ficar junto da família’ são os principais pedidos dos adolescentes, escritos em papel colorido e recortados em formato de estrela, sino e anjos.
A jabuticabeira está localizada em frente à sala de aula da Unip e chama a atenção de quem passa no local. Todos os galhos foram decorados. Além dos bilhetes, foram colocados na planta bolas e laços coloridos.
Além da árvore, os meninos estão ornamentando dois painéis. Em um deles há a continuação dos ‘desejos’. Nele, estão sendo colados textos sobre o que os meninos esperam para o próximo ano e ainda a exposição de desenhos confeccionados na oficina de mosaico.
No outro painel, que fica na recepção da Unidade, onde as mães dos meninos sempre ficam nos dias de visita, um adolescente está desenhando o Menino Jesus no colo de Maria e também Jesus Cristo na manjedoura.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação / Iases
Poliana Coan Nass
(27) 3233-5403 / 9932-7739
polianacoan@iases.es.gov.brcomunicacaoiases@yahoo.com.br