O tema ‘Sentimento’ está sendo trabalhado nesta semana com os adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), e para expressar o amor, o ódio, a gentileza, a tristeza, a saudade, a esperança, e muitos outros sentimentos, os adolescentes construíram uma enorme árvore com mensagens para seus familiares, amigos, funcionários e professores.
A atividade faz parte do Projeto Saúde e Meio Ambiente, desenvolvido pelas professoras de ciências do Iases, Gelsa dos Santos Rosário e Zulmar Tavares.
Para a construção da árvore, o tema reciclagem também foi trabalhado em sala de aula. Os adolescentes montaram um painel com pedaços de papel, folhas de jornal e coloriram o material com tinta guache.
A ‘Árvore dos Sentimentos’ está exposta na entrada no Espaço Pedagógico da Unidade e nesta semana, os sentimentos expressos em cada mensagem serão trabalhados em sala de aula.
Nesta segunda-feira (03) o tema escolhido foi gentileza. As professoras levaram para a sala de aula o clipe, a letra e a música “Gentileza” da cantora Marisa Monte, que fala sobre o profeta Gentileza, que na década de 60, foi morar em Niterói, Rio de Janeiro, no local onde um circo que foi destruído em um incêndio que matou e 500 pessoas, dentre elas muitas crianças.
O profeta Gentileza foi para o local confortar os familiares das vítimas com suas palavras e virou um andarilho pelas ruas do Rio de Janeiro, pregando suas mensagens e passou a escrever frases em muros, viadutos e avenidas.
De acordo com a professora Gelsa, a atividade com a música e a história do profeta Gentileza, despertou a atenção dos adolescentes. Muitos saíram da sala de aula cantando a música. “Um dos meninos contou que em uma viagem passou por uma rua no Rio de Janeiro e viu as frases do profeta”, disse a professora.
- Confira a letra da música:
Gentileza - Marisa Monte
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos, apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
A vocês no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br