Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip) administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), mostram que artesanato não é coisa apenas para meninas. Durante o ano, eles aprenderam a confeccionar criativas peças, dentre elas bijuterias com miçangas e fuxico.
Com retalhos, linhas e miçangas, os adolescentes dão forma a colares, brincos e chaveiros dos mais variados modelos, desde letras do alfabeto a animais como cachorrinhos.
A intenção da atividade é estimular a criatividade dos adolescentes e, além disso, promover a interação dos socioeducandos com as atividades em grupo.
Para a pedagoga da Unidade, Ana Cristina Viana Omati, essa atividade é uma novidade para os adolescentes. “Os adolescentes se divertem criando os acessórios. Além de ser uma atividade que desenvolve o raciocínio, é uma novidade, pois eles não imaginam que podem confeccionar peças que podem ser utilizadas por qualquer pessoa. Quando vêem o resultado, ficam muito orgulhosos de si mesmos”, disse.
As peças confeccionadas nas oficinas são expostas em feiras que o Iases participa e, a verba obtida com as vendas é revertida em mais material para as oficinas.
Férias
A oficina de artesanato começou há dois meses e continua no período de férias. Os adolescentes também continuarão participando, no mês de janeiro, da oficina de Serigrafia, onde pintam e criam ilustrações para camisetas, bermudas e outras peças de roupa e também da oficina de música “MC da Paz”.
Como o período é de férias escolares, os adolescentes estão interagindo em atividades esportivas como o futsal, na quadra poliesportiva da Unidade.
Na próxima segunda-feira (05) terá inicio, na Unidade, as oficinas do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil.
O projeto oferece oficinas de teatro, bijuteria, artes como o origami e o graffite, de dança e música como Hip-Hop, Break e DJ. Além disso, também será realizada a Oficina Literária e a das Virtudes, antiga Oficina da Palavra, onde os adolescentes desenvolvem reflexões de leitura e a escrita.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br