20/10/2008 12h50 - Atualizado em 30/06/2016 16h11

Adolescentes da Unip aprendem a fazer figuras geométricas em aulas de Matemática com Artes

Matemática com arte. Esse é o segredo para tornar as aulas mais interessantes e incentivar a produção de trabalhos feitos pelos adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).

Professores da disciplina de Matemática, Rose Sepulcro, e Artes, Débora Araújo, estão trabalhando Geometria com os adolescentes e escolheram o tema: “Os Poliedros de Platão”, que são figuras geométricas regulares, a exemplo de triângulos, retângulos e pentágonos. Ao serem juntadas, podem formar outras figuras.

Os adolescentes já tiveram aulas teóricas e, em seguida, partiram para a prática, na qual aprenderam a montar figuras geométricas de papel das mais variadas formas, como: cubos, que para Platão significam a Terra; Tetraedro (constituido por quatro lados triangulares), representando o fogo; Octaedro (figura de oito lados) que significa o ar; Icosaedro (figura de 20 lados) que simboliza a água; e Dodecaedro (figura de 12 lados) que significa o universo.

O resultado dos trabalhos está em exposição na entrada do Espaço Pedagógico da Unip e poderá ser conferido por outros adolescentes e professores até a próxima sexta-feira (24).

Os conceitos de Geometria e Poliedros também foram utilizados para confeccionar as peças de uma grande maquete sobre a “Educação no Trânsito”, exposta no Espaço Pedagógico da Unidade.

Os detalhes e a criatividade dos trabalhos, com muito colorido e formas das mais variadas, chamam a atenção de quem passa pelo Espaço Pedagógico da Unip.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard