Com o objetivo de compreender e despertar a curiosidade sobre os fenômenos científicos, seis adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI) visitaram a Escola da Ciência e Física, que fica localizada no Centro de Vitória e tem como proposta aproximar jovens e adolescentes da Física, abordando conceitos ligados à eletricidade e a mecânica.
A ideia de realizar a visita para conhecer os instrumentos lúdico-pedagógicos da escola surgiu em sala de aula, como forma de complementar as temáticas apresentadas pela professora de Ciências, Gelsa Vieira e pelo professor de Matemática, Maxwell Moraes, a fim de trabalhar na prática os conceitos científicos da Física, Astronomia, Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Durante a visitação, um monitor apresentou os equipamentos, onde foi possível testá-los. As adolescentes puderam experimentar a desorientação espacial e a escalada em uma parede de oito metros de altura.
As adolescentes também aprenderam sobre o sistema solar em escala, como ver as horas pela posição do sol, noções de equilíbrio, velocidade, altura, força, ausência de gravidade e calor.
Para a adolescente J.O.B., 16 anos, a experiência foi muito interessante, além de mostrar que algumas coisas que são ensinadas em sala de aula podem ser vistas na prática. “Amei a experiência. Também pude aprender na prática coisas que em sala de aula ela não conseguia entender”, disse.
Para a pedagoga da Secretaria da Educação (Sedu), Larissa Vieira, que acompanhou a saída pedagógica, o momento aproximou o trabalho que é realizado cotidianamente com as alunas. “Levar as adolescentes a experimentar as teorias aprendidas em sala de aula ajuda a fixar o conteúdo e dar sentido à aprendizagem”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 9932.7739
imprensa@iases.es.gov.br