As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão participando de uma nova oficina de bijuterias. No ano de 2008, elas aprenderam a confeccionar brincos, pulseiras e cordões com miçangas e nylon e, desta vez, aprendem uma nova técnica: a confecção de bijuterias entrelaçadas com vidrilhos e colares com tecido.
Além das bijuterias, a oficina volta com mais um diferencial, as adolescentes vão aprender a bordar chinelos com pequenas bolas de soprar. As cores utilizadas nas bijuterias e nos chinelos serão vibrantes e alegres, tendências da moda de verão.
A nova oficina faz parte das atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases, em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil, em todas as unidades do Iases.
O objetivo da oficina é fazer com que as adolescentes aprendam a produzir peças com design diferente das que elas já estavam acostumadas a fazer e mostrar que a atividade pode ser uma opção profissional.
A professora de Artes, Emanuela Augusto da Silva, ministra as aulas às quintas e sextas-feiras para aproximadamente 10 meninas (em cada turma). Ela informou que as alunas estão muito receptivas à nova atividade.
“Elas são tranqüilas e estão dispostas a aprender a fazer novas peças. Elas têm muita criatividade e estão empolgadas. Eu estou feliz com a atenção que elas dão à atividade”, comentou Emanuela.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br