24/11/2008 20h15 - Atualizado em 30/06/2016 16h12

Adolescentes da UFI expõem quadros com tema Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, inspirou as adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), a pintar quadros que expressam a beleza do valor da figura feminina negra.

Os trabalhos estão sendo expostos na entrada da Unidade, em Cariacica, a partir desta segunda-feira (24).

Para produzir as pinturas, as adolescentes aprenderam conteúdos como preconceito, escravidão, liberdade e cidadania e por meio dos quadros puderam expressar suas idéias e seus conhecimentos sobre o tema.

As pinturas têm o mesmo tema, mas os desenhos são os mais variados. Existe um quadro que mostra os animais da Savana africana, e outro que mostra uma índia, uma negra, uma asiática e uma branca, que simboliza a grande miscigenação que existe entre as raças, mostrando a quebra de preconceitos.

O professor de artes da Unidade, Enoque Ferreira de Souza, explicou que foram utilizadas cores fortes para destacar as bandeiras dos países africanos e também para dar um tom de alegria às imagens.

“Diante de tanta tristeza, quisemos que as adolescentes pintassem algo alegre, mas que não fugisse do contexto, que é a Consciência Negra, então utilizamos muitas cores fortes, como o laranja, o amarelo, o verde e o vermelho”, disse Enoque.

As telas foram produzidas em lona, com tinta para tecido e tinta guache. As molduras dos quadros foram confeccionadas com lona e fio natural encerado para dar um detalhe diferenciado.

De acordo com o professor Enoque, esse conceito foi desenvolvido com as meninas para que elas pudessem perceber o valor da figura feminina.

“É importante destacar que elas estão aprendendo como se portam as mulheres. Esses quadros apresentam apenas figuras femininas justamente para que elas entendam o que as mulheres representam na sociedade, seja qual for a raça”, disse.

Para Enoque, atividades como essa mostram que as meninas têm muito talento. “As meninas aprendem a cada atividade, mas acredito que essa tenha sido de grande importância, pois elas se dedicaram ao pintar os quadros e fizeram um ótimo trabalho!”, disse.

Unis

Meninos da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) também celebraram a semana da Consciência Negra. As atividades na Unis foram encerradas na sexta-feira (21) com a apresentação de uma peça teatral montada com o poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e uma roda de capoeira.

Eles também mostraram que têm talento para as artes confeccionando criativas máscaras de congo, cordões com pingentes pintados em formado de miniaturas de máscaras e quadros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard