Atividades ligadas ao cultivo, à conservação e à preservação do verde têm deixado os jardins e gramados da Unidade de Internação Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, mais bonitos e bem cuidados. Os adolescentes estão participando de uma oficina de jardinagem denominada “Cultivando Sonhos”, que tem como objetivo, estimular as habilidades e técnicas do trabalho rural e cuidado com o meio ambiente.
O projeto “Cultivando Sonhos” foi iniciado no final do mês de junho, com o plantio de sementes e muda de flores que já estão sendo replantadas nos jardins das unidades. Atualmente, os adolescentes estão desenvolvendo ações e técnicas de cuidado e manutenção dos gramados, que visam à sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
“Os adolescentes estão aprendendo a utilizar a água com bom senso e sustentabilidade. Já aprenderam que o gramado não deve ser encharcado, pois isso irá comprometer o tratamento e a manutenção. Eles também já estão aprendendo técnicas de poda, um detalhe importante para o fortalecimento do gramado. E ainda estão trabalhando a adubação para garantir nutrientes à natureza. Além das técnicas, a oficina possibilita também a atividade terapêutica, pois os socioeducandos desenvolvem interesses por atividades ligadas ao campo e o cuidado com a natureza”, disse Rosa Ângela Machado de Oliveira.
Unidades Regionais Sul
As Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão do local é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a organização social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), através de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseando no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida