Quatro adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, receberam nesta segunda-feira (20), seus certificados de alistamento militar.
Os documentos foram entregues pelo secretário da Junta Militar de Linhares, Rafael Fraga, que explicou a importância do alistamento militar na vida de um cidadão. “O homem que se alista confirma seu compromisso com a pátria e a cidadania. O alistamento simboliza a disciplina e a ordem que todo brasileiro deve ter. Este documento ‘transforma’ os ‘meninos’ em cidadãos”, disse.
A entrega dos documentos foi acompanhada pela equipe gerencial do Escritório Regional Norte do Iases, gerentes das Unidades Regionais e da diretoria executiva e equipe da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão das Unidades Regionais Norte por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado.
Os documentos foram repassados para o setor de Inclusão Social da Unidade Regional Norte para que sejam utilizados ou disponibilizados quando necessário e entregues ao adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa de internação.
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos. O certificado de reservista é expedido a todos os jovens que se listam as Forças Armadas Brasileiras. Sem esse documento, não é possível tirar passaporte, título de eleitor, participar de vestibulares, concursos públicos, além de ser fundamental para o ingresso no mercado de trabalho.
As ações de cidadania como esta estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) para que os menores tenham a garantia dos documentos necessários ao exercício da cidadania.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5453 / 3636.5451 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br