31/05/2011 13h30 - Atualizado em 01/07/2016 09h56

Adolescentes da Regional Norte participam de oficina sobre o Modelo Pedagógico Contextualizado

Os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, concluíram nesta segunda-feira (30) uma oficina temática sobre o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), método de atendimento socioeducativo que será aplicado no local pelos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de contrato de gestão compartilhada entre a organização social e o Governo do Estado.

O MPC é uma metodologia de atendimento diferenciada onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

A oficina sobre o MPC teve início na última quarta (25) sob a coordenação da pedagoga Thamires da Vitória e com apoio da terapeuta ocupacional, Ana Paula Correa. Os adolescentes conheceram as normas e procedimentos do MPC; o “pacto de convivência”; a “filosofia institucional” e as fases dos programas de atendimento.

“O objetivo da oficina foi desenvolver dinâmicas de grupo que valorizam o diálogo entre os adolescentes e auxiliam na melhor compreensão do MPC”, disse a pedagoga.

Durante a oficina, os adolescentes participaram também de uma assembleia coordenada pelo diretor executivo da Acadis e autor do MPC, Gerardo Mondragón, que reuniu também a equipe de educadores sociais, psicólogos, terapeutas, dentre outros profissionais, sobre temas como respeito, tolerância e educação.

A oficina foi encerrada nesta segunda-feira (30), com o “Rito de Passagem”, onde os adolescentes foram informados sobre a situação do cumprimento da medida socioeducativa em relação aos programas do MPC.

“O Rito de Passagem tem como objetivo educar e valorizar o desempenho dos adolescentes no processo de reabilitação para um novo convívio social”, disse a profissional de inclusão social do Norte, Karina Cometti.

A Unidade de Internação Regional Norte do Iases, em Linhares, está sendo ocupada de forma gradativa. A gestão do local é realizada por meio de um contrato de gestão firmado entre o Iases e a Acadis.

Câmara de Vereadores

Nesta segunda-feira (30), o diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) e autor do MPC, Gerardo Mondragón, também apresentou a metodologia na Câmara Municipal de Vereadores de Linhares. A iniciativa foi para mostrar a importância dos trabalhos socioeducativos desenvolvidos no município e a sensibilização de futuros parceiros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard