16/09/2011 10h48 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Adolescentes colocam em prática técnicas de pintura e jardinagem e dão “cara nova” ao Centro Socioducativo do Iases

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, estão colocando em prática o aprendizado de técnicas das oficinas de pintura e jardinagem. A Unidade que está ganhando “cara nova”, com espaços mais harmoniosos que demonstram alegria, esperança e humanização.

A atividade de pintura dos espaços externos do Centro está sendo coordenada pelo profissional Clésio Lisboa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), responsável pela oficina de pintura. Durante as aulas, os adolescentes aprenderam a utilizar as ferramentas como pincéis e rolos, e também estão sendo capacitados acerca das mais diversas técnicas de pintura e tendências de cores e texturas para decoração e ambientação de casas, escritórios, dentre outros espaços.

“Os adolescentes escolheram a cor verde para dar uma cara nova a Unidade e assim demonstrar esperança e alegria. Durante o curso de pintor, os eles têm a oportunidade de aprender o ofício profissional, mas é uma atividade que também estimula a liberdade de expressão, de sentimentos e oportuniza um aperfeiçoamento das capacidades motoras e habilidades técnicas, contribuindo para a elevação da autoestima deles e a humanização dos ambientes”, disse a pedagoga do CSE, Giseli Maestri.



A oficina de pintura tem previsão de ser encerrada no final do mês e os adolescentes receberão certificados profissionalizantes.

Além da pintura dos espaços, os jardins do Centro também estão recebendo cuidados especiais para complementar o “novo visual” da Unidade e ainda celebrar a chegada da primavera. Dois socioeducandos estão aprendendo técnicas de jardinagem, acompanhando os profissionais da empresa que presta serviço no local, e deixando os gramados, flores e plantas bem cuidadas.


“O Centro está ficando muito bonito. Realmente está de cara nova. Desde a entrada da Unidade já é possível perceber que os adolescentes estão trabalhando para deixar tudo transformado, bem cuidado, tornando o ambiente mais humanizado e alegre”, disse Rodrigo Trindade, gerente do CSE.

CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Ilhasses. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.

O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard