30/05/2007 11h28 - Atualizado em 30/06/2016 15h54

Adolescência, violência e a lei em debate no congresso do Iases

Muito se tem falado sobre o adolescente e sobre sua atuação como protagonista nos episódios de violência, que vitimizam e amedrontam o cidadão. Porém, a maioria dos discursos é vazia, impregnados de idéias pré-concebidas e superficiais em suas análises.

Para debater questões da adolescência relacionando-a com outros temas como violência, delinqüência, lei e atuação dos meios de comunicação, o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realiza, juntamente com a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), o congresso “Adolescência, Violência e a Lei”.

O congresso, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Centro de Convenções de Vitória, é resultado do projeto Re-Significar, desenvolvido por profissionais da Escola Lacaniana junto aos servidores do Iases desde julho de 2006.



A programação está organizada em três eixos temáticos: ações de prevenção, sistema de justiça e abordagem dos meios de comunicação. Pela manhã está prevista a realização de conferências. À tarde haverá apresentações de trabalhos de servidores do Iases e de psicanalistas da Escola Lacaniana envolvendo os temas “violência como sintoma social”, “a função do pai na adolescência”, “adolescência: tempo de delinqüência”, “saídas da delinqüência: simbolização e criação”, “violência e a mídia”, entre outros. Também estão previstas a apresentação de adolescentes do Iases em recital de poesias, de música e desfile de moda.

O evento é aberto à participação de profissionais das áreas de educação, assistência social, psicologia, antropologia, direito, comunicação, estudantes e demais interessados no tema.

Os interessados em participar do congresso já podem se inscrever pelo site da Escola Lacaniana (www.escolalacaniana.org.br). As inscrições são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3324-0268 ou 3233-5403.

Projeto Re-Significar

Iniciado em julho de 2006, o Projeto Re-Significar foi executado pelos profissionais da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória junto aos servidores do Iases.

Seu objetivo principal foi realizar uma intervenção que possibilitasse a construção de conhecimentos a partir do referencial da psicanálise a respeito da violência e da delinqüência na adolescência, permitindo aos servidores se valerem de novas formas de atuação em relação aos adolescentes em conflito com a lei.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Texto: Danielly Medeiros
(27) 3233-5403 / 9932-7739
daniellymedeiros@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard