10/08/2012 11h11 - Atualizado em 01/07/2016 11h01

Ação esportiva estimula cuidados corporais e terapêuticos em Centro do Iases

Promover a saúde e o bem estar por meio do desenvolvimento de uma atividade física em benefício do corpo e da mente é a proposta de uma nova ação esportiva oferecida aos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica.

Os socioeducandos estão tendo aulas de “Jump”, uma modalidade esportiva que mistura exercícios aeróbicos praticados sobre um minitrampolim elástico que proporciona, além de tudo, diversão e relaxamento.

As aulas são realizadas duas vezes por semana sob a coordenação da socioeducadora Jaqueline Meneses. A atividade, caracterizada por exercícios aeróbicos de saltos e movimentos coreografados, objetiva trabalhar o bom funcionamento do corpo e da mente, melhorando o condicionamento físico e diminuindo a ansiedade.

A ação está contemplando, primeiramente, os adolescentes recém-chegados à Unidade e que se encontram na fase inicial do programa de atendimento, e visa melhorar a postura, a concentração, diminuir a tensão e ansiedade dos socioeducandos, além de contribuir para o equilíbrio mental e corporal.


“O Jump trabalha o corpo e a mente de forma conjunta, auxiliando diretamente na concentração e no autocontrole. A potencialidade motora dos socioeducandos é canalizada em prol dos bons resultados do exercício, tornando a ação esportiva e terapêutica”, disse Jaqueline Menezes, coordenadora da atividade.
CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada.

O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard