Uma ação de saúde movimentou a Unidade de Internação Metropolitana do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Vila Velha. Durante a ação, que faz parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal, foi feito um trabalho de conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) oferecendo, inclusive, testes para os jovens e os servidores que quiseram fazer.
Os socioeducandos assistiram a uma palestra educativa sobre as formas de contágio, os sintomas e prevenção das principais doenças. Com uma linguagem jovem, a coordenadora do Programa de DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Vila Velha, Creuzilene Alcântara, explicou aos jovens a importância e a forma correta de uso do preservativo masculino.
“A camisinha é uma forma fácil de prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis, inclusive a Aids. Qualquer um pode ter a acesso porque ela está disponível na rede pública de saúde. Relação sexual exige responsabilidade e cuidado consigo e com o outro”, explicou.
A ação foi coordenada pelo Núcleo de Saúde do Iases com objetivo de conscientizar os jovens sobre temas relacionados à sexualidade numa perspectiva de cuidado com o corpo.
Após as palestras, a equipe de saúde da Prefeitura realizou na unidade testes rápidos para os jovens e servidores que tiveram interesse. Estes exames são oferecidos gratuitamente pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Vila Velha, que atua também na distribuição de preservativos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Gabriela Zorzal