13/10/2008 12h54 - Atualizado em 30/06/2016 16h11

Abrigados da Unaed produzem artesanato com produtos recicláveis em oficina de artes

Trabalhos artesanais como porta-jóias, porta-retratos e arranjos de flores estão sendo produzidos pelos abrigados da Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), na oficina de artes.

Uma vez por semana, uma oficineira voluntária vai à Unaed ensinar a técnica de confecção de porta-retratos, caixinhas e capas de livros e cadernos, utilizando materiais recicláveis e naturais como fibra de bananeira, juta, sementes e papelão.

Além desta técnica, os abrigados também já aprenderam a fazer arranjos de flores utilizando um material emborrachado, pintura em pátina e aplicação de biscuit em caixinhas de MDF. A professora Penha Moraes reúne os abrigados, durante uma hora, para a aula de artes. Ela informou que a maioria deles participa das aulas.

“As atividades manuais contribuem muito para o desenvolvimento dos abrigados, pois a maioria deles tem limitações. O resultado está sendo surpreendente”, disse a professora.

Os materiais produzidos ficam expostos na Unidade e podem ser comprados por funcionários e profissionais que visitam a Unaed. Durante a festa em comemoração ao Dia das Crianças, ocorrido na última sexta-feira (10), as peças foram expostas e algumas vendidas. O valor arrecadado será utilizado para comprar mais material.

A partir desta semana, os abrigados começam a aprender uma nova atividade: produção de telas para pintura. Nas aulas também serão utilizados materiais recicláveis e naturais, além de tinta colorida e aplicações.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard