12/01/2012 12h32 - Atualizado em 01/07/2016 10h34

54 adolescentes do Iases recebem certificados profissionalizantes

Emoção e novas perspectivas de futuro marcaram a formatura de 54 adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Tucum, Cariacica, em cinco cursos profissionalizantes. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (12) e contou com a presença das famílias, servidores, adolescentes e parceiros da unidade.

Foram entregues certificados dos seguintes cursos profissionalizantes: Ajudante de Padeiro e Confeiteiro, Cozinheiro Básico I, Pintor Imobiliário, Elétrica Predial e Jardinagem. Os cursos foram realizados para incentivar a formação dos jovens e oportunizar a inserção no mercado de trabalho.

A mesa da solenidade foi composta pelo superintendente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), Fábio Bento; o diretor da empresa TEP Elétrica, Nilson Alves; a representante da VW Treinamento, Valquíria Silveira; e os professores dos cursos de Cozinha, Jardinagem e Pintor.



Na formatura, representantes das turmas de cada curso contaram a experiência do aprendizado e fizeram homenagens aos professores e parceiros. “Nós recebemos o melhor professor que qualquer aluno poderia ter. Nós aprendemos muito mais que as matérias do curso. O professor foi um amigo e conselheiro durante esses meses”, contou o adolescente representante do curso de Elétrica.

O sentimento de gratidão e amizade pelo professor também foi ressaltado pelos formandos de outros cursos. “Quando algum aluno chegava triste ou desmotivado, o professor do curso de Cozinha sempre tinha uma palavra de conforto. Ele nos fez ver que as aulas eram uma oportunidade de mudança de vida” contou um dos socioeducandos que recebeu o certificado do curso de Cozinha.



A formatura foi encerrada com um vídeo que retratou os melhores momentos dos cinco cursos. As profissionalizações foram realizadas dentro da própria unidade em um período de três meses, completando uma carga horária de 160 ou 120 horas, dependendo do curso.
Os cursos profissionalizantes são desenvolvidos a partir de parcerias com empresas e representam uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Os adolescentes aprendem conceitos teóricos e desenvolvem habilidades práticas de cada área, aprendendo também sobre empreendedorismo e o mercado da profissão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br

Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592

Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard