05/11/2009 12h30 - Atualizado em 30/06/2016 16h29

2ª Assembleia Comunitária do Centro Socioeducativo mobiliza população de Vila Velha

Representações das comunidades de Vila Velha, familiares de socioeducandos do município, organizações sociais e não governamentais, da Prefeitura local e do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (05), para a 2ª Assembleia Comunitária do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

A assembleia foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), Iases e Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE através de um contrato firmado com o Instituto, no auditório Titanic, no Centro de Vila Velha.

Durante o evento, a coordenadora da Inbradese, Edna Souza, apresentou o projeto ‘Ninez Sin Rejas’ (Adolescência Sem Grade), desenvolvido no Estado, em parceria com o Iases e a Acadis, que tem entre suas ações, a inserção dos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias na comunidade e assim garantir seus direitos como cidadão.

As atividades realizadas pela Inbradese são coordenadas e apoiadas pela Oficina Internacional Católica da Infância (Bice), mundialmente conhecida por ter participado da elaboração da Convenção Internacional dos Direitos da Criança na década de 1980 e também por fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU).



O evento também está previsto no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado pela Acadis no CSE, que tem como objetivo garantir o atendimento socioeducativo diferenciado, através da intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócio-terapeuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam a movimentação do socioeducando no processo socioeducativo e também em todo entorno social, para que assim possam construir projetos de vida e serem protagonistas de suas próprias histórias como cidadãos.

O encontro promoveu um espaço de reflexão e discussão sobre perspectivas de inclusão social e mudanças na vida dos socioeducandos e suas famílias no município de Vila Velha. A Assembleia já foi realizada no município da Serra e contemplará outras cidades da Grande Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard